Mapeamento e Análise do Ensino de Artes nos Espaços de Educação Não Formal no Rio Grande/RS [Projeto de Pesquisa]

Resumo: Esta pesquisa parte de uma abordagem qualitativa e quantitativa que viabilize a interlocução entre os sujeitos e instituições envolvidas, objetiva investigar as práticas pedagógicas e os espaços de arte-educação não formal e mediação cultural na cidade do Rio Grande/RS. Compõe o corpus teórico a arte-educação não formal e a mediação cultural na perspectiva da formação de educadores/oficineiros/mediadores através da prática. Os procedimentos metodológicos envolvem levantamento de bibliografia sobre arte-educação não formal e mediação cultural no contexto brasileiro; levantamento de instituições; coleta de dados por meio de visita in loco, entrevista, questionário e documentos; análise quanti e qualitativa dos dados; mapeamento e diagnóstico da arte-educação não formal e mediação cultural na cidade, sistematização, análise, discussão e apresentação dos resultados da pesquisa e criação da Rede de Arte-Educação Não Formal (RAENF). Esta pesquisa enquadra-se na na Linha de Pesquisa "Exposições de arte: curadoria e ação educativa" do Grupo de Pesquisa Lattes/CNPq "Artes Visuais em Estudo-AVE", certificado pela FURG

Palavras-chave: educação não formal; mediação cultural; arte-educação

 

Mapeamento e Análise do Ensino de Artes nos Espaços de Educação Não Formal no Rio Grande/RS - Projeto de Pesquisa (PDF)

 

Coordenação:

Fabiane Pianowski (ILA/FURG)

 

Bolsistas:

[2018-2019] Mariana Coelho Penha Correa (Artes Visuais - Licenciatura)

[2018] Arthur Filipe de Melo Muniz Moreno da Silva (Artes Visuais - Licenciatura)